O que é Landing Page e como otimizar

02/05/2015 10:22

"Landing" literalmente significa chegar ou aterrissar em inglês, ou seja, é o ponto de chegada do usuário assim que clica em um link ou anúncio de um website ou empresa. As landing pages são um dos tópicos mais discutidos hoje em dia na otimização de websites e buscas. Vale distinguir as landing pages da homepage de um website - muitas vezes landing pages distintas são criadas para públicos diferentes que possam acessar o site de uma empresa, embora a homepage, que funciona como uma página central, continue a mesma.

O objetivo principal de uma landing page é ampliar a taxa de conversões do público que a acessa. Essa conversão pode significar a assinatura de uma newsletter, a compra de algum item, a assinatura de um serviço ou qualquer outro objetivo que sua empresa estabeleça para o potencial cliente que chega.

Uma landing page deve ser objetiva e conter a maior quantidade possível de informação no menor espaço possível. Para tanto, muito se discute a respeito do layout e da anatomia dessas páginas, de modo a torná-las mais eficazes. Basicamente, uma landing page contém os seguintes elementos:

  • Chamada ou headline - é o título da página em si. Ele deve explicar de forma extremamente resumida o produto ou serviço que você está colocando para o usuário. Seu texto deve ser otimizado para mecanismos de busca, uma vez que será um dos tópicos que favorecerá o ranquamento de sua página. Geralmente, a "headline" vem acompanhada de um subtítulo, que deve contextualizar e explicar mais a fundo o que você está oferecendo ao cliente.
  • Vídeo ou imagem - sem dúvida, eles valem mais do que mil palavras. A imagem ou vídeo irá despertar a atenção do usuário (ou não), fazendo com que ele permaneça mais tempo na página e, com isso, eleve as probabilidades de conversão.
  • Bullet points - ou listas de "benefícios". Ela dirá ao usuário as razões e vantagens de efetuar a conversão em sua página. Se for um serviço ou produto, geralmente irá conter os "features" e as vantagens de adquiri-los. Caso o objetivo seja outro, é bom relacionar o que o usuário tem a ganhar efetuando a conversão, do modo que você está propondo.
  • "Call to action" - aqui está o ponto para o qual você quer apontar o cliente. Seja ele um botão de download, de inscrição ou assinatura, o botão de "call to action" representa o objetivo propriamente dito da landing page.
  • Elementos de credibilidade - aqui você pode relacionar testemunhos de outros clientes, casos de sucesso relacionados ao serviço ou produto oferecido, descrições mais detalhadas ou logotipos e empresas que utilizam seu serviço.
  • Elementos específicos - a depender do produto ou serviço oferecido, elementos específicos de conversão podem ser utilizados, como o primeiro capítulo de um livro ou o trailer de um filme, por exemplo.

Apesar de parecerem muitos elementos, é importante que a landing page seja clara, objetiva e tenha um visual e um layout leves. Ela jamais deve chamar a atenção do usuário para outros links externos ou ações que não estejam ligadas à conversão e também deve trazer elementos visuais que fixem a marca - no caso de não conversão, você pelo menos gerou um reconhecimento de marca no usuário.

Testes A/B

Os chamados testes A/B se tornaram famosos no segmento de otimização de landing page e marketing digital. Embora muitos os mistifiquem, seu raciocínio é extremamente simples: páginas com ligeiras distinções são apresentadas ao público, para que posteriormente se possa medir em quais delas a taxa de conversão se mostrou maior.

De um modo geral, é sempre bom pensar em páginas diferentes para públicos distintos. Para alguns clientes e usuários, tabelas de preços têm de ser incluídas já na landing page, outros estão mais preocupados em testar ou visualizar parte do produto ou serviço antes de tomar sua decisão de compra ou conversão.

Uma boa landing page reflete o perfil médio do usuário e por essa razão, estabelece um diálogo curto com ele e o convence a efetuar a conversão.

Em Geral, Métricas

Source:
http://contabid.com.br/o-que-e-landing-page/

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!