SQL 2016 - Novos recursos

22/10/2015 19:44

Satya Nadella, CEO da Microsoft, anunciou o “SQL Server 2016”, a mais nova versão da plataforma de dados da Microsoft no MS Ignite 2015.

Existem melhorias significativas, como:

Always Encrypted

O SQL Server tem os bancos de dados com o menor número de vulnerabilidades de segurança nos últimos “6 anos” (Fonte: NIST ND) e com esta nova tecnologia, baseado no Microsoft Research, que protege os dados em repouso e em movimento, o SQL Server poderá executar operações em dados criptografados mantendo a chave de criptografia residente na aplicação cliente, em um ambiente de confiança. A execução de criptografar e descriptografar os dados ocorre de forma transparente dentro do aplicativo, minimizando mudanças que ainda temos de realizar até a versão atual.

Stretch Database

Esta tecnologia permite que você estenda dinamicamente os dados transacionais para o Microsoft Azure, para manter seus dados operacionais sempre disponíveis, não importando o tamanho e com o benefício do baixo custo da Plataforma na Nuvem Microsoft.

Você pode usar “Always Encrypted” em conjunto com “Stretch Database” para estender os seus dados de uma forma mais segura e eficiente.

In-Memory OLTP em “tempo real”

Na versão SQL Server 2014, temos transações até 30x mais rápido do que os sistemas baseados em disco, mas a nova versão promete ser capaz de aplicar esta mesma tecnologia em um desempenho transacional significativamente maior, beneficiando o aumento da concorrência.

Com esses avanços, surge também a capacidade única de utilizar o ColumnStore na memória e entregar consultas 100X mais rápidas com OLTP In-Memory.

Advanced Analytics, PolyBase e Mobile BI

O SQL Server 2016 promete ampliar o processamento de transações, data warehousing e business intelligence para fornecer análises avançadas como uma carga de trabalho maior, em análises avançadas e mais acessíveis.

O Polybase visa ampliar a extração de dados estruturados e não estruturados, usando apenas as instruções Transact-SQL. Então você poderá obter insights mais rápidos, através de excelentes visualizações em diferentes dispositivos, incluindo aplicações móveis no Windows Phone, iOS e Android.

Alguns Recursos Adicionais esperados

Além destes destaques, há muitos outros recursos que estão previstos no SQL Server 2016, oferecendo desempenho de missão crítica e uma percepção mais profunda de seus dados, permitindo que você possa utilizar melhor os benefícios da nuvem (este parece ser o grande “foco”).

Veja abaixo algumas novidades:

  • Melhorias de segurança adicionais e Dynamic Data Masking para completar os investimentos em conteúdos criptografados;
  • Melhorias para AlwaysOn para maior disponibilidade e recuperação de desastres com múltiplas réplicas síncronas e balanceamento de carga secundária;
  • O suporte nativo ao JSON para oferecer melhor desempenho e suporte para muitos tipos de dados;
  • Ferramentas Enterprise Information Management (EIM) e Analysis Services passarão por uma atualização no desempenho, usabilidade e escalabilidade;

Veja estas e outras novidades na página de Preview do SQL Server 2016.

Fonte: http://news.microsoft.com/ignite2015/

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!